Ser aficionado

13-02-2012 04:18

Se a um toureiro é necessário aprender a "técnica do toureio", também a um aficionado, na minha opinião, é necessário deter alguns conhecimentos sobre tauromaquia, para poder emitir a sua opinião. Pois antes de gostar de um espectáculo, qualquer que ele seja, é necessário entendê-lo em todos os seus aspectos.

 

Deste modo um qualquer aficionado deverá, se quiser emitir uma opinião,conhecer o que está por detrás das corridas de toiros, percebendo a sua evolução enquanto espectáculo terminando nos aspectos técnicos de uma lide.

 

Por outro lado, um aficionado, deverá assistir a uma corrida de toiros sem uma ideia pré - concebida acerca dos intervenientes da corrida. Deve pois por isso analisar o desempenho de todos os intervenientes de forma "limpa" sem fazer comparações com o passado.

 

Da análise aos aspectos técnicos propriamente ditos, um bom aficionado deve começar a análise pelo toiro. Pois é sobre ele que tudo gira. Sabemos pois que quando ele sai á arena não sabe investir. Por isso devemos ter atenção ás suas primeiras investidas para que possamos perceber o seu tipo de investida e perceber como se deverá orientar a lide executada pelo toureiro. Daqui se deduz que os toiros são para lidar e saber lidá-los é fundamental para o sucesso ou não de uma corrida de toiros.

 

Um bom aficionado deve saber que se um toiro é suave, tranquilo, que se arranca quando o chamam e deixa o toureiro colocar-se de forma tranquila, estamos na presença de um toiro bravo mas colaborante, logo tudo o que se faça na cara do toiro tem uma elevada nota artística, tendo o toiro um papel elevado.

 

Mas por sua vez se o toiro é de uma bravura agressiva, que se revolve, não permite o cite e não deixa o toureiro entrar nos seus terrenos, então este toiro é verdadeiramente bravo e a existir faena ela deve-se e muito a á técnica e ao ofíco do toureiro.

 

Outro aspecto que um verdadeiro aficionado deve ter conhecimento e saber distinguir entre o saber tourear e o tourear bem. Á partida pode parecer a mesma coisa, mas na prática não o são. Para tourear bem basta que coicidam numa mesma arena e num mesmo momento a "vontade do toiro" com a "vontade do toureiro". Já para saber tourear é preciso que o toureiro para além do conhecimento que tem do toureio também tem de ter conhecimento do toiro. Nestas ocasiões já pode com os bravos, pois a estes com técnica, sabedoria e valor conseguem prende-los ao voo moleta e fazer faena.

 

Termino dizendo que este mesmo aficionado não deve exigir o mesmo a todos os toureiros, mas sim exigir que em cada tarde cada toureiro dê o máximo de si e toureie de verdade.

 

Por: Filipe M. Bento Ricardo