Tus muletazos

13-02-2012 04:06

            Quando o toiro investe na tua muleta, Homem e animal em perfeita harmonia, momento que respira arte, emoção, ilusão, medo, alegria, coragem e valentia. Na praça ouve-se o silêncio, os olhos estão postos em ti, toureiro.

            O tempo passa, os muletazos sucedem-se: passes de peito que se assemelham a obras de arte pinceladas ao pormenor, ao que se segue um derechazo executado com paixão.

            Tu que vestes esse traje de luces tão belo, manoletinas, montera e coleta… Tu que enches o coração dos aficionados tanto de emoção como de dor, que nos fazes levantar e aplaudir-te de pé, tu que paras, templas e mandas!

            Para chegares ao topo dos topos, ao cume dos cumes, varidíssimas “guerras” terás de vencer. Umas com maior êxito, outras com menor, mas vencerás sempre porque o verdadeiro “guerreiro”, que não desiste seja qual for o oponente, sairá, certamente, vitorioso.

            Cais, magoaste, o toiro investe em ti, e o verdadeiro toureiro é aquele que sem pensar na dor se levanta em busca da muleta que perdera, não sabe bem onde, mas perto, com ganas de triunfo e com mais vontade ainda de sair “vitorioso”.

            Bom toureiro é aquele que nos faz abstrair do mundo que nos rodeia, ficando apenas eu, tu e o toiro, apreciando tal arte e valentia como se de uma preciosidade se tratasse.

            Chegas então à sorte suprema, considerada por muitos o ponto mais alto da lide. Anseias por matar bem: colocas-te, metes-lhe a muleta e a voz, cravas. O silêncio que outrora de ouvira dá lugar aos aplausos.

            Estes são os teus primeiros passos, as tuas primeiras batalhas travados de uma “guerra” que vais vencer. Eu acredito em ti, vi-te crescer, e um dia maestro serás, torero bueno.

 

            Me encanta tu arte y tus muletazos en mi memoria…

 

Por: Lisa Valadares Silva